Pesquisar neste site

07/10/2008

Roupa & Trabalho

O verão chegou há pouco mais de um mês e os brasileiros já se desdobram para enfrentar o calor das grandes cidades. No entanto, é comum nesta época do ano ficarmos em dúvida sobre como nos vestir para trabalhar. O que podemos usar e o que não é recomendável? Varia de acordo com a empresa onde trabalhamos e o cargo que ocupamos?
A personal stylist Sabina Donadelli explica que para executivos, por exemplo, não há como fugir do traje tradicional (camisa/terno/gravata), mas é possível achar uma saída atentando-se à combinação de cores. “A moda de executivos é bem limitada e as cores sóbrias são sempre recomendáveis. O importante nesses casos é aproveitar para diferenciar, usando um acessório ou explorar a combinação de cores”, diz.
Outra dica de Sabina é com relação à maquiagem. “Deve-se usar o mínimo de maquiagem possível, apostar mais em lápis, rímel e batom e utilizar menos pó, corretivo e blush . Com o tempo quente, a pessoa vai suar, a maquiagem derrete e o resultado é ruim. Lápis e rímel deixam um visual bacana e são recomendáveis por não serem tão vulneráveis ao calor”, esclarece.
Já a consultora de imagem e colaboradora da revista Você S/A Ilana Berenholc afirma que é importante estar atento ao ambiente da empresa na hora de escolher uma roupa e sua cor. “ Quanto mais formal o ambiente, mais escuras devem ser as cores do traje”, explica a consultora. Homens podem brincar com a combinação das cores no próprio vestuário executivo. Já as mulheres têm de tomar cuidado quando escolher um vestido ou uma saia, principalmente com o modelo e o comprimento.
Veja abaixo as principais dicas de Ilana para não errar na hora de compor seu visual:
Cores claras – As cores claras atraem menos calor, no entanto não são indicadas para todos os ambientes. Quanto mais formal o ambiente, mais escuras devem ser as cores do traje. Cores claras devem aparecer em áreas menores. Em ambientes informais, cores claras podem ser usadas sem tantas restrições.
Ternos – Se a política da empresa exige o terno, ele deve continuar a ser usado. Os ternos de lã fria são ideais nesta época. Uma das vantagens deste tecido é o fato de ele funcionar como um isolante térmico (é o tecido usado pelos beduínos no deserto).
Ternos com cores claras – As cores indicadas para ternos no ambiente profissional são marinho, preto e cinza. Os ternos azul-marinho e as variações de cinza são mais indicados no calor. Uma forma de trazer leveza ao visual é através da combinação de cores entre terno/camisa/gravata. Por exemplo, um terno risca de giz preto, usado com uma camisa branca e uma gravata vermelha tem uma imagem muito pesada para um dia ensolarado e quente. O mais recomendado nesta situação seria o uso de um terno cinza médio, com uma camisa branca e uma gravata regimental cinza e azul, por exemplo.
Vestido – Pode ser usado, mas modelos e comprimentos devem ser escolhidos com cuidado. O comprimento recomendado é na altura dos joelhos ou logo acima ou abaixo deles. Opte por modelos sem manga, porém não use aqueles com alças finas. O correto é apenas deixar os braços à mostra, mas não os ombros. Esta recomendação também vale para blusas. Vestidos de babados, de alças finas, um ombro-só, tomara-que-caia, muito rodados não são indicados. O vestido deve ser levemente solto, para não marcar muito o corpo. Cuidado também com decotes profundos – o limite é a linha das axilas.
Maquiagem – No calor, a maquiagem deve ser mais leve. Os tons mais neutros, na família dos beges e marrons, são bastante indicados. O pó facial é um grande aliado para esconder a oleosidade da pele e deixá-la com um aspecto mais seco. Para os homens, a recomendação é usar lenços umedecidos com o mesmo propósito.
Cargo x roupa – O que rege a escolha é a política de vestuário da empresa – que pode ser formal, casual ou esportiva. Na ausência de uma definição da empresa, espelhe-se nos superiores bem sucedidos. Áreas de atuação mais conservadoras são menos flexíveis em relação ao que é adequado ou não no ambiente de trabalho. Áreas mais criativas são mais flexíveis e é justamente aí que os erros normalmente ocorrem. Por mais informal que seja seu ambiente de trabalho, uma imagem que transmita profissionalismo antes de informalidade é o indicado. Cuidado para não trazer para o ambiente profissional uma aparência com cara de final de semana. Mesmo se você não tem contato com o público, não se esqueça de que você também deve projetar profissionalismo internamente.

Fonte: Gabriel Aguillar