Pesquisar neste site

07/10/2008

6 Dicas para Manter seu emprego

Muito se fala sobre empregabilidade. O aumento ou a diminuição do índice de empregos está diretamente ligado à situação econômica do País. E a demissão, a que está atrelada? Por que as pessoas são demitidas? O principal motivo para esse fenômeno é a desarmonia no ambiente de trabalho. A não cooperação, a briga pelo poder, a bajulação, intrigas, exibicionismo e o desamor são fatores que colocam vários profissionais na contramão.

De acordo com Wilson Mileris, consultor nas áreas de liderança, motivação e vendas, os potenciais demissionários são aqueles que têm dificuldades para atuar como um membro eficaz de equipe. “Está na contramão aquele profissional que não consegue estabelecer relações humanas produtivas. Hoje, a capacidade de promover a harmonia é um atributo cada vez mais valorizado no mundo dos negócios e pode decidir a ascensão na carreira”, afirma Mileris. Habilidades como a camaradagem, o respeito, a confiança e a humanização nos ambientes corporativos são, cada vez mais, fundamentais para manter o profissional no curso da prosperidade.

O primeiro fundamento que um profissional deve dominar para não só manter seu emprego “em segurança” como para ascender dentro da própria empresa é compreender que uma equipe vencedora é feita de grandes realizadores individuais, cada um contribuindo com seus talentos especiais, seu conhecimento, sua sabedoria e acima de tudo, sua dedicação. Para um profissional assegurar sua ascensão dentro de qualquer empresa ele precisa reunir algumas características.

Confira seis delas:

1. Visão do futuro
Pensar no futuro amplia os horizontes, desafia a imaginação, inspira e energiza a equipe de trabalho.

2. Integridade
É estar comprometido com a ética, a honestidade e a verdade em todas as facetas do seu comportamento.

3. Comprometimento
Demonstrar coragem e autoconfiança para apoiar idéias, crenças e os companheiros de trabalho.

4. Lidar com a diversidade
Reconhecer as realizações individuais e apontar os seus responsáveis. Criar um ambiente de trabalho positivo, no qual as pessoas trabalham com prazer. Potencializar a diversidade da equipe (cultural, racial e sexual) e ser um membro ativo da equipe.

5. Iniciativa
Antecipar-se aos problemas e criar alternativas novas e melhores de executar os procedimentos. Evitar a burocracia e procurar a concisão, simplicidade e clareza.

6. Acreditar no amor como investimento
Demonstrar consciência e sensibilidade para aplicar o a mor incondicional no convívio profissional. Valorizar e estimular a adoção do respeito e da confiança como elementos formadores da dignidade humana. Ser adepto da humanização nos ambientes de trabalho para impactar a produtividade de todos. Acreditar que AMAR DÁ LUCRO.

* Wilson Mileris possui know how em oratória e já treinou diversos executivos. Criou um novo método para formação de palestrantes profissionais: Treinamento de Expressão Verbal: Como se tornar um palestrante profissional . O curso é personalizado, tem duração aproximada de nove semanas e inclui aulas de interpretação, canto e expressão corporal.