Pesquisar neste site

07/10/2008

1º Emprego

Primeiro emprego - Como procurar

Com o currículo pronto, as metas definidas e os desafios previamente analisados, é hora de direcionar as ações para o emprego que deseja. Enfim, chegou o momento de enfrentar processos de seleção cada vez mais rigorosos e, em muitos casos, uma remuneração quase sempre simbólica. Pode-se resumir a busca do primeiro emprego, seja como estagiário ou trainee, com uma palavra: desafio.
Para iniciar a busca, convém avaliar os meios básicos de se chegar ao objetivo.

Resposta a anúncios de emprego
Os empregadores e as empresas de recrutamento publicam inúmeras ofertas de emprego, buscando novos profissionais por meio de jornais, revistas, publicações específicas, eventos do setor e pela internet. Por ser considerado um canal muito acessível, o anúncio atrai uma concorrência numerosa.
Empresas de recrutamento
As chamadas empresas de recrutamento procuram profissionais para preencher uma determinada vaga _e não vagas para quem busca trabalho. A função é localizar candidatos potenciais e encaminhá-los à seleção final. Como regra geral, tais empresas de dividem principalmente em dois tipos:

  • empresas de recrutamento e seleção propriamente ditas, que às vezes voltadas para um setor profissional específico (financeiro, por exemplo)
  • as "headhunters", especializadas em recrutar profissionais determinados.

Sondagem de oportunidades
Se o candidato está certo do que deseja e sabe quem pode ajudá-lo, um contato direto com o empregador pode dar resultados positivos. O segredo é fazer uma proposta clara para a pessoa certa. No mínimo a empresa escolhida vai cadastrar o seu nome.
Rede de contatos
Alguém de suas relações pode conhecer alguma pessoa para ajudá-lo. Para ser realmente eficiente, a rede de contatos (network) exige esforços. É preciso conversar e informar às pessoas que se está em busca de uma vaga. O processo pode demorar, mas é uma boa pedida para quem está começando.
Passo a passo da busca pelo emprego:
1) Observe se os anúncios de seu interesse costumam ser publicados em um dia específico
2) Procure sites de recrutamento na internet
3) Peça a seus colegas que recomendem algumas consultorias ou agências
4) Fique atento a eventos de sua área de atuação
5) Acompanhe pela imprensa os passos de empresas em processo de expansão

Fonte: Site Folha de São Paulo