Pesquisar neste site

13/11/2008

Primeiro Emprego & Currículo Perfeito

Primeiro Emprego: Como montar o curriculo perfeito?
Com a concorrência no mercado de trabalho, muitas pessoas sentem dificuldade em conseguir o tão almejado primeiro emprego. Investir na elaboração de um bom currículo pode ser uma boa alternativa

O currículo é o primeiro contato entre o candidato e o empregador, por isso, um documento bem feito e elaborado pode ser a porta de entrada para uma boa oportunidade de emprego ou estágio. Conquistar uma vaga é uma corrida com vários obstáculos a serem vencidos. Passar pela triagem dos muitos currículos que as empresas recebem é a primeira grande etapa.
"Um currículo deve conter todas as informações relevantes da trajetória pessoal e/ou profissional, mas deve ser claro e objetivo", aconselha Giuliano Bortoluci, diretor de comunicação da Estagiários.com, empresa especializada no recrutamento e seleção de estagiários para empresas em todo o país. "Informações sobre os colégios por onde passou, por exemplo, não farão diferença para quem o empregará", alerta.
Para as pessoas que sentem dificuldade ou insegurança para montar o seu documento, Bortoluci dá dicas de como fazê-lo sem medo:
· Sintetize - Se você possui muitas informações a serem contadas no currículo, selecione sempre as principais, você não precisa detalhar tudo. Lembre-se que um profissional de Recursos Humanos recebe muitos currículos e não gasta muito tempo com a leitura de cada um.
· Não ultrapasse o limite - O máximo de páginas que um currículo deve ter são duas, mas isso acontece quando a pessoa possui muitos cursos ou passagens por diversas empresas. Uma página seria ideal, desde contenha as idéias bem distribuídas.
· O que você tem de melhor - O seu currículo deve destacar as suas melhores qualidades ou experiências. Pense o que o diferencia e o destaca dos demais. Pode ser um curso, uma experiência profissional, um conhecimento em alguma outra língua, o real interesse pela área almejada ou as características pessoais que são relevantes para a vaga almejada;
· O mais importante vem primeiro - É importante colocar aquilo que você quer destacar antes dos demais. Isso porque os currículos muitas vezes serão analisados com agilidade e isso é bom para causar aquela boa impressão.
· Histórico profissional - Aqui você destaca as últimas experiências profissionais, começando pelas mais recentes. É preciso colocar a data de início e término - ou mesmo se está no emprego atualmente - e é de bom tom descrever sua área de atuação em no máximo duas linhas;
· Cuidado com os erros - Erros gramaticais podem ser um fator que o desqualifique de imediato. Por isso, dê uma última lida e se tiver dúvidas ou estiver inseguro, peça para alguém ler e apontar os possíveis erros que encontrou.
É natural ter dúvidas sobre como montar o currículo ideal e então destacar-se nessa corrida pelo primeiro emprego. Pensando na necessidade de auxílio ao jovem candidato, o site Estagiários.com disponibiliza com exclusividade de um módulo gratuito de um curso prático para elaborar currículos objetivos. Um documento bem elaborado não é um bicho-de-sete-cabeças e pode ajudá-lo a destacar-se frente aos demais candidatos. FONTE:
BarrigaVerde