Pesquisar neste site

13/11/2008

Banco de Profissionais EmpregaSãoPaulo

Governo de SP lança sistema de intermediação de trabalho pela internet

O Emprega São Paulo começou a ser testado em julho.
Empregador acessa banco de currículos e escolhe candidatos.

Do G1, em São Paulo, com informações do SPTV

Usar a tecnologia a favor do emprego. Essa é a idéia do programa que o Governo do Estado de São Paulo está lançando nesta quarta-feira (12). O Emprega São Paulo começou a ser testado em julho e já intermediou a contratação de 12 mil pessoas no estado.

Veja o site do SPTV

O sistema funciona como um banco de currículos, promove o encontro entre empregadores e candidatos à vaga - de graça. É o que os Postos de Atendimento ao Trabalhador (PATs) já faziam, mas, agora, é tudo pela internet.
Em vez de entregar currículo de porta em porta, Cláudia Moreira, auxiliar de limpeza, o colocou na internet. E, em dois meses, conseguiu o emprego que procurou durante dois anos.
A auxiliar de limpeza fez o cadastro na página do Emprega São Paulo, uma nova ferramenta de oferta e busca de postos de trabalho pela internet. O trabalhador coloca o currículo à disposição na rede; e o empregador anuncia as vagas. A empresa tem acesso ao quadro de profissionais que estão no mercado e desse jeito pode procurar os mais indicados para cada uma das funções.
Em pouco tempo, o sistema já se tornou a principal forma de contratação de uma empresa que presta serviços de limpeza, lavanderia e manutenção. Em três meses, foram preenchidas 500 vagas. E há outras disponíveis - todas estão na internet.
Adan Vieira, encarregado de lavanderia, recebeu uma ligação da própria secretaria com a notícia de que havia uma vaga para o perfil dele - foi correndo. O rapaz está há apenas 20 dias no novo emprego, mas já faz planos de longo prazo. “Quero casar, montar minha casa e crescer dentro da empresa”.

Hoje, quando alguém é indicado para uma vaga, fica sabendo por e-mail ou telefone. A pessoa também pode se informar num posto do trabalhador. Mas, a partir de janeiro, esse aviso deve chegar por mensagem de texto no celular. O site do Emprega São Paulo é www.empregasaopaulo.sp.gov.br.