Pesquisar neste site

17/11/2008

Especialização X Empregabilidade

Nos tempos atuais o fato de se ter um emprego e uma boa colocação certamente não significa absolutamente que essa colocação existirá amanhã. Para que isso seja uma verdade, é necessário que o profissional que deseja manter a sua empregabilidade “em dia”, realizar um bom curso de especialização periodicamente pode ser a diferença entre manter o seu atual emprego com uma boa remuneração ou amargar na fila dos desempregados como mais um que procura, muitas vezes sem encontrar, uma nova oportunidade de trabalho.
Muitos profissionais realizam seu primeiro curso de especialização logo após se formarem e após já estarem empregados. Como uma atitude pró-ativa, a realização de um bom curso de especialização pode se a chave para manter a sua empregabilidade e habilitar o profissional para exercer e atender todas as possibilidades e as necessidades que a empresa venha a exigir futuramente. Não há chance de conseguir manter-se empregado e obter uma carreira de sucesso sem que se tenha em mente a necessidade de uma atualização profissional constante e permanente. O curso de especialização tende a exercer um papel determinante no sucesso ou no fracasso da carreira de muitos profissionais. E, num mercado competitivo e altamente disputado, o profissional que não depende da realização de um curso de especialização para estar sempre apto a aproveitar as oportunidades que se apresentam diante dele, está ficando cada vez mais raro. E muito mais freqüente é a enorme quantidade de profissionais desatualizados e despreparados que engordam as filas de desempregados porque resolveram, erradamente, negligenciar a sua preparação a atualização profissional e não viram, no curso de especialização, a chave para a manutenção de seus empregos.
As oportunidades que aparecem e as ofertas para empregos bem remunerados, são cada vez mais restritas e possuem uma série de exigências que os candidatos necessitam cumprir para fazer frente ao que a empresa pede. Por isso mesmo, a atualização constante a busca incessante pelo aprimoramento deve sempre ser a meta perseguida por qualquer bom profissional de qualquer ramo de atuação. O curso de especialização pode representar a materialização dessas oportunidades na medida que prepara o aluno para o exercício pleno de determinadas aptidões e capacidades profissionais.
Longe de se acomodar e ter uma vida confortável, o profissional de hoje deve sempre viver em constante atribulação e busca pela atualização constante. A realização de um bom curso de especialização deve se tornar uma “preocupação” cada vez maior para o profissional bem colocado de hoje. A certeza de um emprego e a garantia de um bom salário pode ser tão tênue e tão efêmera que esse stress constante, por si só, já pode representar uma fonte de problemas e de dificuldades para o profissional que deseja estar sempre na “crista da onda”.
Um curso de especialização pode representar um investimento que significará a chave para o seu sucesso profissional e garantir muitos e muitos anos de um emprego garantido e a sua realização profissional.