Pesquisar neste site

10/01/2011

Sete sugestões para desenvolver a motivação

A motivação é uma das chaves para a mudança e para o sucesso. Por isto, é foco de inúmeros estudos e pesquisas nos mais diversos campos. Analisando vários autores, percebo que a motivação não é apenas resultado da decisão. Ela está relacionada à emoção, ao desejo de conquista, de reconhecimento, de sucesso. Tudo isso exige atitude.

A seguir, sete sugestões para desenvolver a motivação:



Ação: Temos tantas coisas boas, mas muitas vezes nos falta confiança, ou melhor, autoconfiança. Sim é preciso acreditar em nossas competências e também agir para nos sentir motivados para continuar, para reagir. Sim, reagir! Reaja inteligentemente mesmo a um tratamento não inteligente.

Propósito
: Definia claramente metas e objetivos. Faça uma lista de objetivos pessoais e profissionais de vários tipos. Elabore um plano de ação e comprometa-se com ele. Concentre-se nos objetivos.

Pensar grande
: Entre seus objetivos coloque alguns desafios, algumas metas diferentes do comum, como desenvolver conhecimentos em outra área de atuação, fazer uma viagem para um local pouco comum, almejar uma posição mais desafiadora no seu trabalho ou ser um empreendedor. Abandone a zona de conforto. Desacomode-se. A mudança é motivada pelo benefício a ser alcançado.

Relacionamento: interagir com pessoas diferentes e bem sucedidas é estimulante e desafiador. O relacionamento interpessoal nos leva a perceber outras possibilidades e ações. Peça feedback e aprenda com os outros. Fale de suas expectativas. Ouça os elogios e interprete as críticas de forma positiva.

Foco: motivação requer foco. Um direcionamento do pensamento e da energia para onde se quer ir. A motivação requer um elemento de missão – um desejo de ir além, de chegar a algum lugar, de deixar um legado.

Disciplina
: saber o momento certo de parar ou continuar em algum propósito é difícil, porém, na dúvida tente mais um pouco, dê mais u m passo. Pode parecer estranho, mas é a disciplina que nos mantém firmes nos propósitos. Insista, persista e conclua seus projetos. Com isso você terá mais forças para continuar motivado e realizar novos objetivos. Seja organizado e disciplinado que os resultados aparecem.

Celebrar: crie o hábito de comemorar. Comemore cada conquista, grande ou pequena. Só ou acompanhado, comemore; vibre com cada realização! A vibração positiva de cada conquista é um grande estímulo. É motivador para futuras realizações. Abra sua mente e seu coração para o lado bom das conquistas.

Não se prenda apenas ao trabalho. Sócrates, o grande filósofo grego nos alerta: "Cuidado com a aridez de uma vida ocupada demais." Portanto reserve tempo para celebrar os bons momentos! Pense nisso!