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10/01/2011

Regras de Etiqueta Profissional

Etiqueta profissional: Algumas dicas para você não errar
Etiqueta é sinônimo de...

Para os que acreditam que etiqueta serve apenas para aprender a se portar a mesa e em eventos sociais, ou ainda, que é apenas aquele pedacinho de tecido, costurado na roupa com a marca da grife, estão completamente enganados.
Etiqueta é sinônimo de boa educação. Imprescindível na vida e também no mundo dos negócios. Ser competente é primordial para ter sucesso em qualquer carreira, mas saber se comportar em qualquer situação que se apresente, é da mesma forma importante.  Afinal de contas, é a sua imagem pessoal que está em jogo.
Algumas dicas gerais
Os apertos de mão devem ser firmes. Nada de pegar apenas nos dedos ou deixar a mão mole;
O beijo no rosto é um comprimento entre amigos, normalmente não utilizado no meio de negócios. Mas se a outra pessoa for na sua direção, aja com naturalidade;
A pontualidade deve ser um hábito;
Se precisar sair mais cedo de uma reunião, avise a pessoa que vai presidi-la antes de começar, em particular e saia discretamente;
Não faça fofocas. Um profissional de verdade tem mais o que fazer;
Sempre responda às cartas e e-mail;
Evite o envio de emails de correntes e mensagens no horário de trabalho. Você pode achar “bonitinho”, mas se há trabalho a fazer, não perca tempo com isso;
Sorria! Ninguém gosta de pessoas que só sabem resmungar e reclamar;
Use e abuse da simpatia: por favor, obrigado (a), por gentileza, etc.
Algumas dicas para os homens
Não ande com o paletó jogado sobre os ombros. É um sinal de desleixo;
Não desabotoe o botão do colarinho e afrouxe o nó da gravata ainda no ambiente de trabalho (espere ao menos chegar no carro);
Observe o tipo de vestuário utilizado e tente se adaptar, mesmo que você deteste usar gravata. Algumas empresas liberam o uso de roupas menos formais nas sextas-feiras, mas cuidado para não exagerar.
Algumas dicas para as mulheres
Esmalte descascado nunca! É melhor estar sem esmalte e com as unhas limpas;
Cuidado com roupas extravagantes, bijuterias exageradas e decotes sensuais;
Cabelos: Mantenha-os limpos e de acordo com a apresentação que requer a função. Ex: Secretárias e recepcionistas normalmente prendem os cabelos na forma de coque ou rabo-de-cavalo.
Quem escreve?
Lilian Pina
Graduada no curso de Psicologia pelo Centro Universitário de Brasília (UniCEUB), é especializada em recrutamento e seleção e cursa pós-graduação em Educação Corporativa pela faculdade Gama Filho. Atualmente trabalha como gerente em uma central de ouvidoria.